O que é o BTT

O BTT é conhecido como a bicicleta todo o terreno ou bicicleta de montanha – uma forma de obter horas de diversão e de adrenalina total. Trata-se de um desporto aventura, no qual o objetivo principal é transpor vários tipos de percursos com diversas irregularidades e obstáculos. Funciona um pouco à semelhança do trekking, um desporto de caminhada, com a diferença de que o BTT é efetuado em cima de uma BTT bike. O BTT é praticado em estradas de terra, em trilhos montanhosos, em serras, dentro de parques e até em alguns trajetos que possam ser construídos numa cidade.

A sua prática ocorre em locais isolados e de difícil acesso, como tal, é fundamental que cada praticante seja autossuficiente, implicando por exemplo ser capaz de conseguir reparar um furo no pneu sempre que necessário. Trata-se de um desporto que requer técnica, resistência e destreza dos seus praticantes. A prática perfeita do BTT acontece quando um rider se encontra em sintonia e comunhão com a sua bike e o seu percurso.

Existem várias modalidades que podem ser praticadas no BTT, como o Cross Country (CC), Down Hill (DH), Free Ride (FR), Dual (DL), Trip trail ou Maratona, 4x, Trial, BMX e Orientação e com isso realizam-se muitas competições nacionais e internacionais. Para a prática de qualquer tipo de modalidade é necessário que o ciclista tenha todo o material necessário, nomeadamente, a bicicleta mais adequada para a modalidade que pretende praticar, capacete, luvas, uma câmara-de-ar de reserva, uma bomba de encher ar, cantil e alimentos, preferencialmente barras de cereais ou fruta que são ricos em hidratos de carbono e são fáceis de transportar.

De um modo geral, o BTT é um desporto que tem vindo a ganhar um número cada vez maior de admiradores e praticantes e isso captou a atenção dos meios de comunicação social. Todos os eventos têm direito a cobertura televisiva (canais temáticos ou públicos), o que faz com que este desporto esteja em franca expansão. O interesse suscitado é tão grande que as principais marcas foram atraídas para o BTT e apostaram fortemente na vertente comercial desta modalidade radical. A indústria do BTT é cada vez maior e tem cada vez mais visibilidade e quem ganha com isso é o próprio desporto e todos os seus praticantes.

Este é um desporto acessível a todos os interessados e se você é uma daquelas pessoas que quer praticar uma atividade mais radical nos seus tempos livres, mas ainda não sabe qual a ideal para si, o BTT poderá ser a melhor resposta.

Gostou deste artigo?: 
0