10 vantagens de ir de bicicleta para o trabalho

Ir de bicicleta para o trabalho tem vindo a tornar-se moda, mas será realmente tão benéfico como parece? Não será mais fácil ir de carro? Ou de transportes públicos? Conheça 10 vantagens de ir de bicicleta para o trabalho e aumente o ritmo da sua pedalada.

1. Tempo

A ideia comum, partilhada pela maioria das pessoas, é a de que de carro se chega muito mais rapidamente a qualquer local e, como tal, esse meio de transporte será sempre mais célere do que uma simples bicicleta, movida pelo próprio esforço individual. Mas, e especialmente se o caminho para o trabalho for daqueles em que o trânsito reina, nada melhor do que a bicicleta para escapar às intermináveis filas que contribuem logo para o mau humor matinal, o que afeta, irremediavelmente, a produtividade.

2. Combustível

Toda a gente sabe o quanto se gasta com este item e o quão doloroso é aquele momento em que a luz do combustível se acende no carro. Sendo este o principal custo a ter, numa base quase diária, com o carro, a bicicleta tem a enorme vantagem de não necessitar de abastecimento de combustível. No final do mês, a poupança compensa, certamente, algumas dores de pernas.

3. Manutenção

Os custos de manutenção de uma bicicleta são significativamente menores do que os custos associados a um carro, o que também ajuda muito a poupar. Mesmo que alguns reparos ou melhorias sejam necessários, os valores nem sequer se comparam à mínima reparação num automóvel.

4. Estacionamento

Uma bicicleta pode facilmente ficar presa num poste à porta do local de trabalho. Evita o stress de procurar um lugar para estacionar o que, principalmente nas grandes cidades, pode causar grandes preocupações, gastar imenso tempo e quase levar uma pessoa à loucura.

5. Saúde

O sedentarismo é uma realidade e uma preocupação que contribui, em larga medida, para graves problemas de saúde. Desde logo, é menos provável desenvolver doenças cardíacas ou AVC's se se praticar, regularmente, exercício físico. Todas as pessoas devem praticar, diariamente, algum tipo de atividade física, e nada melhor do que andar de bicicleta, ao ar livre, para "despachar" esta obrigação de ser ativo e para ter uma saúde de luxo.

6. Descontração

Ao evitar o trânsito, a dificuldade em estacionar e ao não acumular todo o stress que isso poderia acarretar, é natural que as pessoas fiquem mais bem-dispostas, que o humor matinal seja substancialmente melhor e que se sintam mais descontraídas, felizes e de bem com a vida.

7. Meio ambiente

As bicicletas não poluem o ambiente, o que acontece com os carros e até com os transportes públicos. Assim, ir de bicicleta para o trabalho beneficia em muito a pessoa que o faz mas acaba por melhorar a qualidade de vida de todos, porque o ar que se respira será sempre melhor, quantas mais pessoas adotarem este estilo de vida.

8. Emagrecimento

Para além de ser bom para a saúde, ir de bicicleta para o trabalho pode ser muito benéfico para aquelas pessoas que querem perder uns quilinhos. Mesmo com horários apertados, que dificultam a frequência nos ginásios, e mesmo com condições económicas que não permitam esses gastos acrescidos, é possível chegar a resultados satisfatórios e agradáveis no que diz respeito à perda de peso, através de algo tão simples como trocar o carro pela bicicleta.

9. Produtividade

Eliminando o stress, melhorando o humor e sentindo-se mais descontraídas, as pessoas acabam sempre por apresentar uma maior produtividade no local de trabalho. O mau humor, o stress e o descontentamento afetam, em muito, a capacidade de trabalho, pelo que este modo de vida pode ajudar a melhorar este ponto e a promover um ambiente saudável e agradável no trabalho.

10. Prazer

Ao deslocarem-se de bicicleta para o trabalho, as pessoas podem apreciar a paisagem, sentir o vento no rosto e, deste modo, sentirem-se livres. Tudo isto faz com que as pessoas ganhem anos de vida.

Gostou deste artigo?: 
0