Como substituir um raio partido da roda de uma bicicleta

A quebra de um raio da roda de uma bicicleta é um dos problemas mais comuns que afeta a realização de passeios ou de competições de bike. Saiba como substituir um raio partido da roda de uma bicicleta e mantenha sempre o seu veículo de duas rodas alinhado.

Quais os materiais necessários

Para substituir um raio partido da roda de uma bicicleta, é necessário reunir os materiais seguintes:

  • Chave de boca ajustável
  • Duas alavancas plásticas de remoção de pneus
  • Alicate de arame
  • Chave de raios de bicicleta
  • Bomba manual de ar
  • Raio suplente

Como substituir na prática um raio quebrado da roda de uma bicicleta

Um raio partido ou deformado da roda de uma bicicleta deve-se à fraca qualidade dos raios, às quedas dos ciclistas ou à passagem por regiões com muitas pedras e/ou buracos. Este é um problema que não acontece com tanta frequência nas Mountain Bikes que são utilizadas no BTT e no Downhill, dado que estas são mais robustas. No entanto, se o raio da roda da sua bicicleta quebrar (nota-se pelo comportamento desalinhado da bike), ele é de fácil substituição. Para o trocar, é preciso seguir os 8 passos seguintes:

Identificar o raio quebrado

A troca de um raio partido da roda de uma bicicleta é tão fácil como reparar um pneu furado de uma bicicleta. Sempre que detetar que um raio da roda está quebrado ou danificado, é obrigatório parar a sua marcha para não comprometer o correto funcionamento dos outros raios. No entanto, deve ter em atenção que a troca de um raio do lado direito do pneu traseiro de uma bicicleta obriga ao retirar da pedaleira e essa é uma operação que exige outro tipo de ferramentas e de conhecimentos.

Remover a roda do raio quebrado

Vire a bicicleta com as rodas para cima, com o selim e o guiador apoiados no chão. Depois, com a ajuda de uma chave de boca ajustável, remova a roda com o raio partido.

Retirar a câmara-de-ar e o pneu

Para retirar a câmara-de-ar de um pneu, é preciso esvaziá-la por completo através da válvula de ar. Em seguida, remova o pneu da roda com as mãos, caso não consiga utilize alavancas plásticas de remoção de pneus para passar o pneu sobre o aro. Estas alavancas são ferramentas muito eficazes para retirar a câmara-de-ar e o respetivo pneu de uma bicicleta e não danificam o aro das rodas.

Substituir o raio quebrado

Assim que o pneu tiver sido removido, poderá substituir o raio quebrado da roda da bicicleta. Na maioria dos veículos de duas rodas, mesmo nas bicicletas de crianças, as cabeças dos bicos que mantêm os raios da roda no seu lugar são cobertas por um grande aro de borracha. É necessário remover esse aro e encontrar o raio partido ou danificado. Se o raio quebrado tiver caído da roda enquanto a bicicleta estava em andamento, deve examinar a roda e encontrar o orifício vazio onde terá de colocar o novo raio. Por outro lado, se o raio quebrado ainda estiver na roda, deve cortá-lo em ambas as extremidades com um alicate próprio de arame e retirá-lo da roda.

Introduzir o novo raio

Depois de remover todos os vestígios do raio partido do aro e do cubo da roda, é preciso inserir o novo raio para que a bicicleta recupere o seu alinhamento. O novo raio deverá ser exatamente do mesmo comprimento e diâmetro dos demais. Comece por inserir a cabeça do raio e a extremidade sem o bico, no espaço vazio do cubo da roda. Tenha em atenção que a cabeça do raio terá de ficar ligeiramente inclinada para fora do cubo. Depois, quando o raio estiver posicionado, insira o bico do raio no orifício do raio da roda. Aperte o bico do raio manualmente e não utilize neste momento a chave de raios de bicicleta.

Pôr a roda do raio quebrado no quadro da bicicleta

Depois de ter colocado o raio suplente na roda da bicicleta, deve pôr a roda na sua posição original, isto é, no quadro da bicicleta. Depois, aperte o novo raio que foi instalado com a chave de raios para que a roda deixe de oscilar e fique corretamente alinhada. Faça testes e movimente o aro com as mãos para ver se existe alguma imperfeição. Se verificar que a oscilação da roda ainda se mantém, deve afrouxar os raios do lado oposto do novo raio para corrigir o alinhamento.

Recolocar a câmara-de-ar e o pneu

Uma das últimas etapas está relacionada com a recolocação da câmara-de-ar e do pneu no aro da bicicleta. Com o auxílio de uma bomba manual de ar, os ciclistas deverão encher a câmara-de-ar apenas o suficiente para lhe dar forma. Depois, deverão encaixar o pneu com as mãos, empurrando o seu rebordo para o centro. Tenha em consideração que o pneu deve ficar assente na sua posição e a câmara-de-ar não pode ficar presa ao aro para que não existam furos.

Encher o pneu com a bomba manual de ar

Este é o passo mais fácil de ser realizado. É necessário utilizar uma bomba manual de ar e encher a câmara-de-ar até que o pneu comece a ganhar a forma mais apropriada. Depois, pode colocar-se novamente em cima da bicicleta e fazer inúmeros passeios por entre a natureza ou entrar em várias competições mais radicais.

Gostou deste artigo?: 
0