Principais cuidados a ter com uma bicicleta

Para andar de bicicleta com segurança e conforto, os ciclistas devem ter em conta alguns cuidados especiais – desde assegurar a sua manutenção, à forma correta de guardar a bicicleta, sem esquecer o próprio ato de andar de bicicleta na rua de forma correta e segura.

A bicicleta como meio de transporte privilegiado

O trânsito congestionado das grandes cidades tem feito com que muitas pessoas optem por utilizar a bicicleta como meio de transporte. Ao contrário dos motoristas de carros, de motas e de autocarros, os ciclistas podem rapidamente chegar aos seus destinos, fugindo das ruas com muito tráfego e optando por caminhos alternativos. Além disso, os ciclistas evitam o stress gerado pelo congestionamento automóvel e economizam dinheiro, ao mesmo tempo que o pedalar se assume como uma excelente forma de praticar exercício físico. Mas, como qualquer outro meio de transporte, também a bicicleta necessita de cuidados e manutenção periódica. Felizmente, esse investimento será muito menor do que se gasta com um carro, por exemplo, e muitas coisas podem ser feitas pelo próprio ciclista. Por isso, seguem alguns truques e dicas para que a bicicleta esteja sempre pronta para pedalar e rodar!

Como fazer a manutenção da bicicleta

Alguns cuidados básicos vão fazer com que a bicicleta tenha uma durabilidade maior:

  • Retirar o pó da superfície dos quadros pintados e limpar qualquer sujidade com um pano seco. Depois, é indicado passar um pano húmido com pouco detergente e, em seguida, secar com outro pano e lustrar com cera.
  • As partes plásticas e a borracha dos pneus podem ser limpas com água e sabão.
  • Se a bicicleta for cromada, é indicada a limpeza com um líquido antioxidante próprio.
  • É importante lavar a bicicleta periodicamente, conforme a frequência que é usada.
  • Os aros precisam de se manter secos para que não enferrujem e, no caso de andar à chuva, recomenda-se a aplicação de um tratamento antioxidante.
  • Caso o cubo e/ou os pedais ficarem submersos em água, é imprescindível lubrificá-los logo de seguida, de forma a evitar que ocorra uma deterioração precoce dos rolamentos.
  • De forma a impedir a oxidação da bicicleta, é aconselhável pintar de imediato no caso de esta ficar arranhada ou descascada. Um truque S.O.S. pode passar pela utilização de verniz para as unhas.
  • As partes móveis da bicicleta devem manter-se sempre lubrificadas e limpas; e os demais componentes devem estar sempre apertados e ajustados ao ciclista, para assegurar o conforto enquanto se pedala e, claro, evitar todo e qualquer tipo de acidente.

Como armazenar corretamente uma bicicleta

  • Preferencialmente, a bicicleta deve ser sempre guardada num lugar interior (garagem, hall de entrada, sótão, etc.) para evitar não só o roubo, mas também a exposição excessiva a chuva, frio ou calor.
  • Mesmo quando armazenada num local fechado e resguardado, a bicicleta deve ser mantida longe da humidade para não oxidar.
  • É igualmente importante evitar que a bicicleta esteja exposta ao sol direto, uma vez que os raios ultravioletas podem fazer com que a pintura perca a sua cor e as peças de borracha ou de plástico podem estalar/rasgar.
  • Caso a bicicleta permaneça armazenada durante um longo período, é importante que seja limpa e lubrificada; que o ar dos pneus seja retirado até metade da pressão; e que a bicicleta seja pendurada para que não toque no chão.
  • Evite que a bicicleta fique próxima de motores elétricos, uma vez que as emissões de ozono podem afetar as suas borrachas e a pintura.
  • Não é indicado cobrir a bicicleta com plástico, pois a sua “transpiração” pode causar a oxidação do material.

Como manter a bicicleta segura

Além dos cuidados descritos anteriormente, relativamente ao armazenamento da bicicleta, é importante que esta também esteja segura no caso de ser roubada e, claro, para evitar roubos.

  • Nesse sentido, é importante que o ciclista tenha o registo do número de série da bicicleta, que costuma estar localizado no quadro, abaixo dos pedais.
  • Para evitar possíveis roubos, é recomendado ter um cadeado para bicicletas de alta qualidade, que seja resistente a serras de corte e corta parafusos.
  • Para que o cadeado realmente proteja a bicicleta, esta deve ficar sempre presa a um objeto fixo e resistente.

Como andar de bicicleta em segurança

Os cuidados com a bicicleta não se limitam apenas a mantê-la limpa, segura e protegida. Com uma bicicleta segura, é igualmente importante que pedale em segurança.

  • Embora não existam vias específicas para ciclistas em todas as cidades, estes nunca devem esquecer que também fazem parte do trânsito e isso implica seguir e obedecer às regras de quem circula nas estradas. Os ciclistas não podem andar em contramão, nem ignorar os semáforos, e sempre que virarem à esquerda ou à direita devem assinalar.
  • Para circular nas vias urbanas em segurança, aconselha-se aos ciclistas andar junto ou o mais próximo possível ao passeio.
  • Outro requisito incontornável é a utilização dos equipamentos de segurança: capacete, luvas, protetor para joelhos e cotovelos devem acompanhar qualquer ciclista, sempre que sair para pedalar.
Gostou deste artigo?: 
0