Qual a melhor bicicleta para oferecer ao seu pai

Se o seu pai tem uma vida sedentária, nada melhor do que lhe oferecer uma bicicleta no próximo Dia do Pai ou Dia dos Pais para que ele faça um pouco de exercício físico e passe mais tempo ao ar livre e em contacto com a natureza. Saiba qual é a melhor bicicleta para oferecer ao seu pai e ajude-o a ter uma vida mais saudável e ativa.

O tamanho do quadro da bicicleta

A melhor bicicleta que poderá oferecer ao seu pai é aquela que melhor se adapta à sua altura. Ao contrário das bicicletas de criança, as bicicletas de adulto são construídas de acordo com o tamanho do quadro. Assim sendo, a melhor forma de determinar o tamanho do quadro de uma bicicleta passa por se colocar de pé, em cima da bike, e verificar se os pés assentam corretamente no chão. Como regra geral, o quadro deve ficar à distância de aproximadamente 5 centímetros do rider, para uma maior dinâmica e conforto de condução.

Para comprar uma bicicleta com o tamanho do quadro ideal, é necessário deslocar-se a uma loja de bicicletas especializada. Normalmente, estes locais apresentam os melhores técnicos, assistência e materiais de ciclismo. Faça várias perguntas aos funcionários e oiça os seus conselhos, uma vez que eles têm a experiência a seu favor.

A compra de uma bicicleta pode ser um grande investimento e, como tal, deverá ter o tamanho do quadro mais apropriado e ser o mais confortável possível, caso contrário, acaba por ficar arrumada a um canto lá em casa.

O tipo de utilização que vai fazer da bicicleta

Antes de escolher uma bicicleta para o seu pai, é necessário verificar qual é o tipo de utilização que ele pretende fazer dela, isto é, se a vai adquirir para passear, competir, deslocar-se para o emprego ou para se manter jovem e em forma.

Também é preciso avaliar a frequência com que o seu pai pretende andar de bike, pois, existem modelos que são mais resistentes do que outros. Depois disso, escolha o material que vai ser usado na construção do quadro da bicicleta, uma vez que isso vai determinar o seu preço final.

O tipo de quadro da bicicleta

Na aquisição de uma bicicleta, existem vários materiais que são utilizados na construção de um quadro. Dos mais importantes, destacam-se os 4 seguintes:

O quadro de bicicleta em aço

O aço é o material mais utilizado na construção de um quadro de uma bicicleta. Normalmente, ele é muito resistente ao impacto, é de fácil manutenção e é bastante acessível. No entanto, o seu maior defeito é o facto de enferrujar facilmente.

O quadro de bicicleta em alumínio

O quadro de bicicleta em alumínio tem vindo a conquistar um maior número de riders nas últimas décadas. Este tipo de quadro é muito leve, o que facilita o seu transporte e manuseamento. Também é de realçar que este tipo de quadro tem um custo acessível e um estilo moderno e elegante.

O quadro de bicicleta em carbono

O quadro de bicicleta em carbono é muito utilizado no ciclismo de competição. Este tipo de quadro é muito leve e apresenta um estilo muito atual, sendo mais caro que as estruturas de aço ou de alumínio. É de destacar que os quadros de bicicleta em carbono não enferrujam e, como tal, são a melhor opção para quem pretende andar de bicicleta sob todos os tipos de clima.

O quadro de bicicleta em titânio

O titânio é mais forte do que o aço e é por isso que a construção de um quadro de bicicleta com este material é mais cara. Os ciclistas profissionais utilizam bicicletas com quadros em titânio, uma vez que são mais leves e mais resistentes que os demais. Este material é, sem dúvida, o mais apropriado para todos os riders que desejam entrar em competições.

O tipo de bicicleta

Atualmente, existem várias bicicletas que podem ser adquiridas para oferecer ao seu pai. Das mais populares, distinguem-se as 4 seguintes:

As bicicletas de estrada

As bicicletas de estrada, como o próprio nome indica, são as mais apropriadas para serem usadas no asfalto. Normalmente, esta bicicleta é mais leve e mais confortável do que as demais e pode ser usada para a realização de passeios de curta ou de longa duração pela cidade ou pelo campo. Elas são adequadas para qualquer tipo de ciclista (amador ou profissional).

As bicicletas de estrada podem incluir o cavalete, o sistema de iluminação e os para-lamas. O seu preço varia entre os 375 euros/859 reais e os 1500 euros/3.435 reais.

As bicicletas de montanha

As bicicletas de montanha são as mais indicadas para serem utilizadas em trilhas rochosas com obstáculos e estradas de cascalho. Elas também podem ser usadas no asfalto, mas é aconselhável que os seus pneus sejam adaptados. Este tipo de bicicleta é a ideal para a prática do BTT e do downhill.

De uma forma geral, a bicicleta de montanha é mais forte e resistente ao impacto do que as outras bicicletas e oferece um melhor sistema de travagem. Este tipo de bike também é muito confortável e pode ser uma excelente opção para a realização de grandes viagens. A grande desvantagem das bicicletas de montanha é a sua falta de agilidade e velocidade em terrenos mais rápidos. O preço médio de uma mountain bike varia entre os 300 euros/690 reais e os 1500 euros/3.435 reais.

As bicicletas de lazer

As bicicletas de lazer são muito utilizadas no asfalto e nas estradas de terra e de cascalho. É o tipo de bicicleta ideal para ser usada num passeio pelo parque, ciclovia ou cidade, pois são muito confortáveis e fáceis de manusear. Elas são, sem dúvida, uma ótima opção para quem gosta de fazer passeios de bicicleta em família, o que significa que poderá ser um excelente presente para oferecer numa ocasião especial, como o Dia do Pai.

É de destacar que alguns modelos vêm com cavaletes e para-lamas incorporados. O seu custo médio varia entre os 265 euros/610 reais e os 610 euros/1.400 reais.

As bicicletas urbanas

As bicicletas urbanas são as mais indicadas para serem utilizadas no asfalto e em algumas estradas com cascalho. Elas foram especificamente desenhadas para quem gosta de andar de bike pelas ruas e parques de uma cidade. Trata-se de uma ótima opção para quem pretende dar descanso ao automóvel e ir trabalhar de bicicleta.

As bicicletas urbanas são robustas, têm quadros resistentes e rodas fortes e podem ser adquiridas entre os 340 euros/780 reais e os 910 euros/2.080 reais.

Gostou deste artigo?: 
0