Que bicicleta escolher para uma criança

As crianças adoram bicicletas e se você tem filhos é provável que a dada altura tenha a necessidade de lhes comprar uma. Saiba que bicicleta escolher para uma criança e usufrua de longos e agradáveis passeios em família.

O que deve fazer antes de comprar uma bicicleta para criança

É natural sentir-se tentado em manter a compra de uma bicicleta em segredo, especialmente se for uma prenda de aniversário de uma criança ou motivo de celebração para qualquer outra ocasião especial. Contudo, antes da compra, deve ouvir a opinião da criança e listar as suas preferências. É difícil imaginar qual a bicicleta preferida de uma criança, mas pode escolher uma ao conhecer as suas ideias, gostos e preferência de cor.

Como escolher uma bicicleta para criança

Para comprar uma bicicleta apropriada para uma criança e fazer um excelente negócio com isso, deve seguir os passos seguintes:

Visitar uma loja de bicicletas especializada

Para comprar uma bicicleta para uma criança, deve deslocar-se a uma loja de bicicletas especializada. Este é o espaço mais adequado para encontrar todo o tipo de artigos relacionados com bicicletas. Existem vários modelos de bikes no mercado, como as bicicletas de montanha, de trial, de btt, de downhill, entre outras e, como tal, deve fazer várias questões e ouvir os conselhos dos funcionários pois eles têm a experiência a seu favor.

A bicicleta é para menino ou menina?

O mercado ciclístico oferece uma grande variedade de bicicletas, tanto para rapazes como para raparigas. Dessa forma, ao saber para quem se destina a bicicleta, estará a reduzir a sua procura para metade. As bicicletas de raparigas têm uma construção diferente das demais, sendo que a grande maioria apresenta um cesto na parte da frente e são cor-de-rosa. Por outro lado, as bicicletas dos rapazes não têm cesto à frente e apresentam cores mais vivas. No geral, e em termos práticos, não existe nenhuma diferença funcional entre a bicicleta de um rapaz e a de uma rapariga, pois ambas proporcionam excelentes momentos de diversão e descontração.

As preferências da criança

É também muito importante saber se uma criança prefere uma bicicleta que apresente desenhos animados, como por exemplo uma bicicleta com a imagem do “Bob o construtor”, do “Noddy” ou da “Pequena Sereia”. Atualmente, as bicicletas são produzidas com a imagem das personagens mais populares da televisão e isso faz as delícias da maioria das crianças. No entanto, tem de estar ciente que os interesses e gostos de uma criança mudam rapidamente e isso pode levar ao desinteresse pela sua bicicleta de desenhos.

Que bicicleta deve ser escolhida

Existem determinados fatores que o auxiliam a tomar a melhor decisão na escolha de uma bicicleta para criança. Dos aspetos mais importantes, destacam-se os seguintes:

A idade e coordenação motora de uma criança: A idade e a coordenação motora de uma criança ditarão se a bicicleta precisa ou não de estabilizadores ou de um triciclo. As crianças com menos de 5 anos de idade têm muita dificuldade em realizar mais do que uma tarefa ao mesmo tempo e por isso torna-se complicado manter o equilíbrio em cima da bicicleta e usar simultaneamente os travões.

O diâmetro da roda: O tamanho ideal de uma bicicleta para crianças baseia-se no diâmetro da roda. Nesse sentido, para adquirir a bicicleta ideal, deve conhecer a idade e o comprimento da perna da criança, na medida em que estes são os fatores principais que determinam o diâmetro da roda. Para conhecer as medidas utilizadas atente à tabela seguinte:

Idade (anos)

Comprimento da perna (cm)

Diâmetro da roda (cm)

2 aos 4

35 – 43

30

4 aos 6

41 – 51

36

5 aos 8

46 – 56

41

6 aos 9

51 – 61

46

7 aos 10

56 – 64

51

+ de 9

61 – 71

61

O tipo de utilização da bicicleta: Depois de ter determinado a aparência e o tamanho da bicicleta, é tempo de pensar no tipo de bicicleta que a criança precisa. Se for para ser utilizada no meio rural ou em estradas não pavimentadas, será necessário escolher uma bicicleta mais forte e com pneus mais robustos para aguentar as más condições do terreno. Se, por outro lado, a bicicleta for para andar na cidade, pode adquirir uma com pneus mais finos, pois as estradas são melhores.

Gostou deste artigo?: 
0