O que é Trip Trail ou Maratona

O Trip Trail ou Maratona é uma das modalidades do ciclismo de montanha mais apreciada por todos os bikers aventureiros. Conheça um pouco mais acerca do Trip Trail ou Maratona e saiba porque é que esta atividade espelha o verdadeiro espírito do “Mountain Bike”.

O Trip Trail ou Maratona é uma das principais modalidades desportivas do Mountain Bike (MTB) ou ciclismo de montanha. Trata-se de um desporto radical que tem vindo a ter um enorme sucesso, no qual o objetivo principal é transpor vários percursos com diversas irregularidades e obstáculos. Neste tipo de provas de aventura, é necessário que os bikers tenham todo o tipo de material necessário para a prática do BTT e, como tal, devem estar o mais bem preparado possível, de modo a conseguir lidar e ultrapassar todas as dificuldades que possam enfrentar ao longo de um determinado trajeto.

Em que consiste uma prova de Trip Trail ou Maratona?

Uma prova de Trip Trail ou Maratona obriga um biker a percorrer um longo percurso (cerca de 60 a 100 km) sobre estradas de terra, trilhas e todo o tipo de terrenos acidentados. Trata-se de uma prova muito exigente e de difícil execução, pois pode reunir em si trechos de outras modalidades distintas, como o Downhill e o Cross Country. Trata-se de um evento que pode durar dois ou até três dias e, como tal, um atleta deve estar em plena forma física para ter a resistência, força e a potência necessárias para conduzir de forma consciente e eficiente a sua bike.

Os trajetos são efetuados em cima de uma Mountain Bike ou Bicicleta de Montanha que pode alcançar uma velocidade média de 80 km/h e leva o biker de um ponto a outro, que pode ser ou não o mesmo do início da prova. Quando a meta corresponde ao ponto de partida, os bikers realizam apenas uma volta e ganha aquele que chegar em primeiro lugar.

A importância do Trip Trial ou Maratona

O Trip Trail ou Maratona desempenha uma enorme importância dentro do panorama ciclístico mundial, nomeadamente no Mountain Bike de aventura, pois garante uma sensação de liberdade única a todos os seus praticantes. Trata-se de uma prova que permite entrar em contacto direto com a natureza e gozar da máxima adrenalina que uma prova ao ar livre proporciona.

Para todos os que procuram ser mais saudáveis, o Trip Trial ou Maratona é uma modalidade desportiva que se constitui como uma excelente alternativa, visto que oferece todos os benefícios de uma atividade física exigente e garante, ao mesmo tempo, a possibilidade de usufruir da natureza no seu estado puro.

A prática do Trip Trial ou Maratona traz inúmeros benefícios para a saúde dos seus praticantes, destacando-se a melhoria do sistema respiratório, o aumento dos níveis de força e de resistência e a diminuição do risco do aparecimento de doenças cardiovasculares.

Esta modalidade tem vindo a ganhar uma maior notoriedade e importância no ciclismo mundial devido ao seu caráter desafiador e natural e está ao alcance de pessoas de qualquer idade que gostam de exercitar o seu corpo assim como, principalmente, o seu espírito.

Gostou deste artigo?: 
0